Laparoscopia Avançada

Quando pensamos em cirurgia oncológica imaginamos grandes cortes, alto risco, recuperação difícil, dolorida e grandes cicatrizes que, dependendo da região do corpo, irá prejudicar a estética e diminuir a autoestima de qualquer pessoa.

Agora, imagine uma cirurgia de grande porte com apenas pequenos furinhos, com recuperação rápida, menos dor e com cicatrizes tão pequenas que mal dá para perceber. Sim, isso é possível através da videolaparoscopia.

Laparoscopia avançada – O que é?

Laparoscopia avançada ou videolaparoscopia é uma via de acesso minimamente invasiva para a realização de cirurgias abdominais. Normalmente utiliza-se de 3 a 6 pequenos cortes e 1 um pouco maior (geralmente como de cesária que fica escondido) para a retirada do tumor de dentro do abdome. A cirurgia é realizada através de instrumentos especiais e uma câmera de vídeo, para acessar e visualizar os órgãos internos e tratar o tumor ou a patologia do paciente.

É importante frisar que os procedimentos realizados dentro do abdome, devem ser os mesmos que seriam realizados em uma cirurgia convencional aberta, pois a segurança oncológica não pode ser comprometida para realizar uma via de acesso menos invasiva ou principalmente por questões estéticas. Por isso, deve sempre existir um comprometimento do cirurgião oncologista primeiramente com o tratamento oncológico.

Laparoscopia avançada – Como é feita?

O paciente recebe anestesia geral, em seguida é feita uma pequena incisão no abdômen do paciente para que seja introduzido um gás (gás carbônico – CO2) que irá elevar a parede abdominal, criando uma cavidade dentro do abdome para possibilitar a visualização do seu interior. A ótica laparoscópica (aparelho com uma lente na ponta acoplada em uma câmera e em uma fonte de luz) é introduzida por um portal para guiar o todo o procedimento – ela é os olhos do cirurgião durante o procedimento.

São feitas outras pequenas incisões (a quantidade necessária é variável de acordo com o tipo de procedimento cirúrgico a ser realizado) para a introdução das pinças laparoscópicas que serão utilizadas para a realização da cirurgia – elas são as mãos do cirurgião durante o procedimento.

Ao final da cirurgia, caso esta seja com o objetivo da retirada de um tumor mais volumoso, é necessário a abertura de uma incisão um pouco maior para a remoção deste de dentro do abdome. Normalmente é realizada uma incisão como de cesária que fica escondida na roupa.

O tempo de duração é muito variável de acordo com o procedimento que será realizado.

Laparoscopia avançada – Tipos

A laparoscopia avançada permite uma vasta possibilidade de cirurgias e tratamentos, mas possuem duas funções básicas principais:

• Laparoscopia Diagnóstica / Estadiadora – É realizada quando há a indicação de uma exploração cirúrgica da cavidade abdominal. Pode ser necessária para casos de tumores em que a origem não está muito clara através de exames pré-operatórios, quando a biópsia prévia não conseguiu definir a origem do tumor ou quando a biópsia por agulha não tem indicação pelo risco de disseminação tumoral. Também pode ser indicada para o estadiamento do grau de disseminação peritoneal do tumor, pois o peritônio não é bem avaliado em exames de imagem, sendo este o melhor método para tal avaliação.
  • Laparoscopia Terapêutica – É o procedimento cirúrgico propriamente dito, via laparoscópico, realizado para o tratamento da patologia, seja para o tratamento oncológico com a remoção do tumor, ou para o tratamento de doenças benignas como apendicite, pedra na vesícula, hérnias, etc.

Laparoscopia avançada – Quando é indicada?

Cirurgia minimamente invasiva por vídeo é uma tecnologia altamente difundida hoje em dia, presente em quase todos os serviços, inclusive no SUS. É indicada para investigação e tratamento de doenças que acometem os órgãos da cavidade abdominal, pélvica e torácica.

Diversas doenças oncológicas e benignas são tratadas através da laparoscopia, como doenças do aparelho digestivo, proctológicas, ginecológicas e urológicas.

O tratamento cirúrgico do câncer através da laparoscopia avançada é altamente recomendado para alguns casos, e altamente desencorajado para outros. É necessária uma avaliação individual sobre qual cirurgia será realizada e qual a extensão do tumor que será removido, para decisão se cabe ou não a utilização da técnica laparoscópica.

Laparoscopia avançada – Vantagens

O foco na recuperação pós-operatória é sempre muito importante, pois o paciente oncológico normalmente já está mais debilitado antes da cirurgia devido a presença do tumor que consome o organismo, ou por algum tratamento quimioterápico realizado antes da cirurgia. Um trauma cirúrgico menor e recuperação mais rápida só trará vantagens ao paciente, além de permitir a realização de uma possível quimioterapia pós-operatória de maneira mais rápida e eficaz.

A laparoscopia possui diversas vantagens que permitem ao paciente uma recuperação mais rápida, melhorando a eficácia do tratamento como um todo:

• Procedimento minimamente invasivo com menor trauma na parede abdominal;
  • Recuperação pós-operatória mais rápida;
  • Menos tempo de internação;
  • Menor risco de infecção;
  • Cicatrizes menores e esteticamente mais aceitável;
  • Retorno mais rápido as atividades diárias.

Laparoscopia avançada – Dr. Diego Greatti

Dr. Diego Greatti é cirurgião oncológico, formado nas melhores instituições de medicina e oncologia do país, possui habilidade e expertise para o tratamento cirúrgico via laparoscopia avançada. Com atendimento humanizado, transparente e honesto, sua vida estará em boas mãos.

Para avaliação de tratamento cirúrgico minimamente invasivo via laparoscopia avançada, entre em contato e agende uma consulta.

E-mail: contato@drdiegogreatti.com.br

Instagram: @dr.diego.greatti