Sarcomas de partes moles e retroperitônio

Grande parte de nosso organismo é constituído de partes moles, como músculos, gorduras, nervos, entre outros e podem sofrer com tumores conhecidos como sarcomas.

Sarcomas – O que são?

Os sarcomas são tumores que afetam as células mesenquimais do nosso corpo. Estas, constituem o tecido de sustentação, estão presentes em todos os lugares do corpo, como: membros, tronco, vasos, nervos, vários órgãos abdominais e torácicos. Assim, os sarcomas podem ter origem em tecidos gordurosos, músculos, tendões, tecidos fibrosos, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos, nervos, etc. São tumores malignos raros que podem afetar pessoas de qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas mais jovens quando comparados aos outros tipos de tumores.

Os membros inferiores (pernas) e o retroperitônio (região atrás do abdome) são as regiões do corpo que correspondem à maioria dos casos de sarcomas. Sendo 43% dos casos nos membros inferiores e 34% no retroperitônio, os demais casos são em torno de 10% na região do tronco e 13% em outras regiões do corpo.

Sarcomas de partes moles e retroperitônio – Quais as causas?

Existem diferentes fatores de risco como:

• Exposição à radiação ionizantes e produtos químicos – Como o tratamento de radioterapia, exposição a produtos químicos como arsênico e herbicidas;
  • Derivação de outras doenças – Podem surgir sarcomas provenientes de outros canceres como câncer de mama, de retina, cabeça e pescoço, testículos e sistema linfático, principalmente devido ao tratamento com radioterapia realizada para esses tumores;
  • Lesões – Pancadas, ferimentos, inflamações e lesões de todos os tipos não tratados, com o tempo podem se tornar sarcomas;
  • Fatores hereditários – Pessoas com histórico familiar de sarcomas na família são mais propensas ao desenvolvimento desse tipo de câncer;

Sarcomas de partes moles e retroperitônio – Sintomas

No caso dos tecidos moles, o paciente costuma notar o surgimento de um nódulo ou uma massa sólida na região afetada, essa massa é normalmente indolor, o que faz com que muitos diagnósticos sejam tardios, pois muitos pacientes não buscam ajuda para saber a causa deste. O paciente só se preocupa quando o nódulo começa a crescer mais ou doer, isso significa que o estágio da doença está avançando, o que pode diminuir as chances de cura.

No caso do retroperitônio, o paciente sente dores abdominais que piora com o tempo, pode ter aumento do volume abdominal, vômitos e alteração do hábito intestinal (constipação intestinal / prisão de ventre ou diarreia).

Sarcomas de partes moles e retroperitônio – Diagnóstico e tratamento

Ao observar o surgimento de qualquer nódulo em qualquer parte do corpo, é importante marcar uma consulta para examinar e identificar se essa massa tem suspeita de malignidade.

Através de exames específicos e biópsia são identificados o tipo de tumor e seu grau de desenvolvimento, indicando o melhor tratamento.

O tratamento normalmente é feito através de cirurgia seguindo padrões oncológicos para a remoção do tumor. É realizado a ressecção, com margens tridimensionais de 2 cm, ou seja, com preservação da cápsula tumoral sem violação deste durante a remoção. Esse é o princípio do tratamento cirúrgico oncológico, pois caso o tumor não seja removido integralmente, pode ocorrer disseminação de células cancerígenas para as regiões manipuladas na cirurgia, favorecendo o retorno da doença no local.

Quimioterapia e radioterapia são consideradas caso haja necessidade e de acordo com o estágio e grau da doença.

No caso dos sarcomas de retroperitônio, pode haver a necessidade de ressecção multiviscerais, ou seja, o sarcoma pode atingir outros órgãos abdominais, sendo necessária a remoção destes em conjunto.

É imprescindível a remoção completa do tumor com sua capsula tumoral e com os tecidos vizinhos.

Sarcomas de partes moles e retroperitônio – Dr. Diego Greatti

Dr. Diego Greatti é experiente cirurgião oncológico, formado nas melhores instituições de medicina e oncologia do país, possui habilidade e expertise para o tratamento cirúrgico de sarcomas. Com atendimento humanizado, transparente e honesto, sua vida estará em boas mãos.

Para saber mais sobre sarcomas, para diagnóstico ou tratamento dessa e outras patologias, entre em contato e agende uma consulta.

E-mail: contato@drdiegogreatti.com.br

Instagram: @dr.diego.greatti