Cuidados essenciais para o paciente oncológico

Estadiamento do câncer o que é?
8 de janeiro de 2021

Já sabemos que alguns determinados grupos de pessoas, são consideradas de risco, quando falamos sobre a pandemia atual. Entre essas pessoas, estão idosos, àqueles com doenças respiratórias, insuficiência renal, diabéticos, hipertensos e pacientes oncológicos.

Esse último grupo de pacientes, apresentam um quadro de baixa imunidade, possuindo mais chances de desenvolver as formas mais graves do covid-19. Para se prevenir, atenção os cuidados que deverá ter:

Manter a higiene das mãos: Lavar com sabonete de 40-60seg ou utilizar álcool em gel 70% por 20-30seg.

Usar máscara SE precisar sair: Evite, porém se precisar mesmo, compre uma máscara de qualidade e troque-a a cada 2h de uso. Além disso, se precisar espirrar, cubra o nariz e a boca com o antebraço.

Evite alguns ambientes: Locais com aglomeração e lugares fechados, não devem ser frequentados. “Mas e se eu receber uma visita?” Se esse for o caso, evite o contato físico, não cumprimente com abraços e beijos, por mais que a pessoa diga que não está contaminada. Há muitos casos de assintomáticos, que têm ou tiveram coronavírus e não manifestou nenhum sintoma, porém ele ainda pode transmitir o vírus.

Por fim, limpe e desinfete TUDO que for ser tocado ou que é tocado com frequência, como nosso celular por exemplo.

Lembre-se: Essas são recomendações para a população em geral, segundo a OMS e o Ministério da Saúde, porém, pessoas dos grupos de risco devem ter esses cuidados em dobro. Estamos em fase amarela em São Paulo, mas a pandemia ainda não acabou! Ao sentir qualquer sintoma, procure o médico IMEDIATAMENTE.