Entenda a importância da segurança da cirurgia oncológica na pandemia

Quimioterapia Intraperitoneal (HIPEC) – entenda como funciona
30 de abril de 2021
Confira alguns dos sinais e sintomas do câncer no endométrio
9 de junho de 2021

O câncer é uma doença rigorosa, que demanda tratamentos intensos, que em muitos casos incluem os procedimentos cirúrgicos. Porém, estamos vivendo em um período de pandemia, onde os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus da COVID-19 devem ser redobrados, principalmente para os pacientes com a saúde debilitada devido ao tratamento oncológico.
Os protocolos de segurança da cirurgia oncológica durante a pandemia são muito importantes e devem ser rigorosamente seguidos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras entidades de saúde emitem protocolos com medidas de segurança que começam no pré-operatório para garantir a segurança tanto do paciente quanto da equipe médica.

Antes da cirurgia, o paciente é recepcionado na admissão, onde é checada toda a documentação e são informados todos os procedimentos e protocolos de segurança ao paciente, para seguir antes e depois da cirurgia.

São conferidos todos os equipamentos, materiais e medicamentos que serão utilizados na cirurgia e todos os cuidados são reforçados para evitar qualquer tipo de contaminação.

É essencial que sejam realizadas testagem para COVID-19 no paciente antes da internação, a equipe médica também é constantemente checada quanto à sinais e sintomas da doença, isso irá minimizar os riscos para todos.

Cada profissional deve estar equipado adequadamente com o seu EPI (Equipamento de Proteção Individual) que são recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde.

Cada etapa da cirurgia deve ser averiguada com total atenção, sempre seguindo os protocolos de reforço à segurança.

A equipe deve ser totalmente qualificada, experiente e comprometida com as medidas de segurança.

O pós-operatório também é muito importante e requer total cuidado, pois é o momento de recuperação tanto da cirurgia quanto da doença.

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/drdiegogreattico/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286 drdiegogreatti