Quimioterapia Intraperitoneal (HIPEC) – entenda como funciona

Confira as perguntas fundamentais para entender mais sobre a sua doença
22 de abril de 2021
Entenda a importância da segurança da cirurgia oncológica na pandemia
10 de maio de 2021

Apesar dos avanços da medicina, ainda há grande dificuldade no tratamento oncológico com disseminação metastática, um dos lugares de tratamento mais desafiador é o peritônio. Em alguns casos, a quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (HIPEC) pode ser uma opção viável para o tratamento adequado.

A HIPEC é um tratamento de quimioterapia altamente concentrado e aquecido, aplicado diretamente na cavidade abdominal ao término da cirurgia citorredutora – procedimento em que todos os focos de doença no peritônio são removidos cirurgicamente.

Diferente da quimioterapia tradicional, cujo medicamento circula por todo o organismo, na HIPEC o quimioterápico é administrado diretamente no local de ação (peritônio), atuando em possíveis focos de doença residual microscópicos que não foram removidos na cirurgia e células soltas na cavidade que podem ser responsáveis pela recidiva no futuro. Possui alto efeito no local de aplicação e baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas das medicações.

O procedimento inclui duas etapas principais.

• Inicialmente, a cirurgia citorredutora é realizada, onde é realizada a remoção cirúrgica de qualquer foco de implante peritoneal da doença, assim como possíveis órgãos acometidos.
  • Na sequência imediata, durante o mesmo procedimento com o paciente anestesiado, a etapa da quimioterapia ocorre. A quimioterapia aquecida em média à 40°C é infundida na cavidade abdominal e fica circulando através de uma maquina de perfusão, o procedimento dura de 30-90 minutos, a depender da medicação escolhida.

Indicações

Nem todos os pacientes são candidatos ao procedimento de HIPEC, existem indicações estritas a depender do local onde o tumor nasceu, evolução da doença, volume de doença disseminada pelo peritônio e se a doença é passível de ressecção cirúrgica completa. Os casos são avaliados individualmente e a melhor escolha é indicada. Melhores resultados são atingidos em tumores primários de peritônio e apêndice cecal, além de alguns casos selecionados de neoplasia de ovário e intestinal.