Câncer de estômago – Conheça os fatores de risco

Saiba mais sobre o Câncer de ovário
11 de março de 2021
Doação de sangue: entenda como esse gesto pode salvar vidas
6 de abril de 2021

O câncer de estômago é normalmente um tumor com alta agressividade e taxa de mortalidade, principalmente por que causa sintomas em fases mais avançadas da doença. Porém, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances do seu desenvolvimento. Com algumas atitudes básicas e mudanças na sua rotina e estilo de vida, é possível diminuir as chances do aparecimento da doença.

Pare de fumar

O tabagismo é um dos principais fatores para o câncer se desenvolver em diversas regiões do corpo, e o estômago é um deles. As regiões da boca, pulmão, esôfago e estômago são os sítios mais atingidos pela doença. Fumar, além de aumentar o risco, é responsável por um terço das mortes por câncer, também está relacionado com doenças cardio-cerebrovasculares.

Adote um estilo de vida saudável

A obesidade é outro fator que aumenta o risco de aparecimento de câncer no estômago. Manter um peso saudável é fundamental. Faça exercícios físicos regularmente, pois, além de ajudar a manter o peso, ajuda a melhorar o sistema imunológico e previne o surgimento de outros tipos de neoplasias e outras múltiplas doenças relacionadas à obesidade.
Mude os hábitos alimentares e adote uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais frescos. Reduza o consumo de embutidos e carnes processadas, alimentos gordurosos, frituras, alimentos e bebidas ricas em sódio e açúcar, refrigerantes e bebidas artificiais. Frutas cítricas como laranja e limão são grandes aliadas.

Suspenda ou reduza a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool pode aumentar significativamente o risco do surgimento de tumores no estômago e em outras partes do trato digestivo. Portanto, é recomendado evitar ou limitar a sua ingestão.

Exames para diagnóstico e tratamento do H. Pylori

O exame feito para o diagnóstico da doença é a endoscopia digestiva alta. Feito com sedação e amplamente utilizada, ela avalia o estômago e duodeno, realiza biópsias quando necessário. Eventualmente pode ser diagnosticada a presença da bactéria H. Pylori, há indícios que a infecção crônica e prolongada por essa bactéria pode aumentar o risco para câncer de estômago. Realizar a investigação adequada de sintomas e o tratamento correto para H. Pylori pode reduzir o risco do desenvolvimento dessa doença.

Consultas e exames de rotina

É importante realizar consultas e exames de rotina para possibilitar o diagnóstico precoce do surgimento de qualquer tumor, além de ficar atento a qualquer sintoma.
A descoberta precoce do câncer de estômago aumenta exponencialmente as chances de cura. Através de exames clínicos, laboratoriais, radiológicos e endoscópicos, é possível detectar em estágio inicial tumores do trato digestivo.
Não hesite em agendar uma consulta e realizar os exames necessários de acordo com a sua idade, histórico e fatores de risco.