Doação de sangue: entenda como esse gesto pode salvar vidas

Câncer de estômago – Conheça os fatores de risco
23 de março de 2021
Confira as perguntas fundamentais para entender mais sobre a sua doença
22 de abril de 2021

A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para futuro uso por pacientes que necessitarem. Doar sangue é uma maneira de contribuir para a saúde de outras pessoas, que podem ter a vida salva graças a esse importante gesto.

Em diversas situações, os bancos de sangue não são suficientes para atender às necessidades da população. No caso dos tipos sanguíneos mais raros, a situação é ainda mais delicada. Por isso, a doação é de extrema importância.

Pessoas que passam por tratamentos prolongados dependem de transfusões periódicas para manter a saúde. Outro grupo diretamente beneficiado é o de pessoas que passam por intervenções cirúrgicas de grande porte e complexidade, como as cirurgias oncológicas por exemplo.

O sangue coletado é separado em 3 componentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), plasma e plaquetas, estes são usados independentemente conforme a necessidade do paciente. Portanto, o ato voluntário de doar sangue pode salvar muitas vidas.

Os passos da doação

1 – Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Este tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras.

2- Pré-triagem: Verificação de peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura, e teste de anemia.

3- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. O profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.

4- Coleta de sangue: O procedimento leva de 8 a 12 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável. Não há risco de contrair doenças doando sangue. São coletadas amostras para teste de doenças contagiosas e para verificar tipo sanguíneo.

5- Lanche: O doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

O que é necessário para doação

Peso mínimo: 50 kg;
Idade: entre 16 e 69 anos;
Alimentação: evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
Descanso: ter dormido ao menos durante seis horas das últimas 24 horas;
Frequência: quatro doações anuais para homens e três para mulheres.

Entretanto, há alguns fatores impeditivos para a doação, principalmente a existência de doenças transmissíveis pelo sangue, tais como hepatites B e C, vírus HIV, vírus HTLV e Doença de Chagas.

Durante a pandemia, os estoques dos bancos de sangue estão escassos por múltiplos fatores, principalmente: altas lotações hospitalares com pacientes crônicos que ficam internados por muito tempo, estes acabam necessitando transfusões periódicas devido consumo de fatores sanguíneos relacionados à internação prolongada; menor doação pela população que está mais confinada devido às medidas preventivas de isolamento social.

A doação de sangue é um procedimento totalmente seguro, salva muitas vidas e pode ser repetida até 3 a 4 vezes ao ano, sem prejuízo para o doador. Não deixe de contribuir com esse ato heroico.