Confira as perguntas fundamentais para entender mais sobre a sua doença

Doação de sangue: entenda como esse gesto pode salvar vidas
6 de abril de 2021
Quimioterapia Intraperitoneal (HIPEC) – entenda como funciona
30 de abril de 2021

O mundo da oncologia é um ambiente extremamente temido para o paciente que acaba de receber um diagnóstico, onde uma bateria de informações são passadas pela equipe médica nas consultas iniciais. Estudos mostram que o paciente acaba absorvendo apenas cerca de 30% das informações passadas pelo médico. Isso sofre muita influência do emocional e da tensão de passar por esse momento. Entender bem o seu problema de saúde e o seu tratamento necessário é fundamento para desmistificar a doença e aumentar a adesão ao tratamento. O jeito de se comunicar e as palavras escolhidas pelo profissional são os fatores mais importantes para melhorar a compreensão pelo paciente.

Confira as perguntas fundamentais à serem respondidas:
👉 Em qual órgão o câncer se iniciou?
👉 Em qual/quais lugares ele está presente no momento?
👉 Qual o objetivo do tratamento, existe cura?
👉 O que será realizado no tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia?
👉 Como será a cirurgia? – o que será removido, como será o pós-operatório no hospital, quais as possíveis complicações, como será o pós-operatório em casa.
👉 Como funciona a rotina do tratamento de quimioterapia? – quantas sessões, a cada quanto tempo é realizado o ciclo, quais os possíveis efeitos colaterais, como evitar ou tratar eles.
👉 Como funciona a rotina do tratamento de radioterapia? – quantas sessões, quanto tempo total de tratamento, quais os possíveis efeitos colaterais, como evitar ou tratar eles.
👉 Quais as limitações ou possíveis sequelas após o tratamento? O que terei que mudar na minha vida após o tratamento?
👉 Existe chance da doença voltar após o tratamento?

Essas perguntas são essenciais para você entender melhor o que está acontecendo e assim saber lidar com a doença da melhor maneira possível.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta:
☎ Telefone: (11) 3230-3034
📩 E-mail: contato@drdiegogreatti.com.br